Quando você pensa em fazenda, possivelmente a primeira imagem que vem à sua mente em um vasto campo verde ou coberto por plantações, com cerquinhas brancas, talvez o gado pastando… Talvez nem imagine que esse conceito também pode ser transportado para a tecnologia e, claro, ser um bom negócio. Também conhecidas como usinas solares, as fazendas solares são sistemas fotovoltaicos de maior porte projetados para a produção e “venda” de energia elétrica. “As fazendas de energia solar se diferenciam dos sistemas fotovoltaicos residenciais e industriais, pois fornecem energia para distribuição e também para autoconsumo”, explica Marcelo Milagres, da Energi Sol.


Conforme detalha, em uma fazenda solar, a energia produzida pelos painéis passa por um inversor que converte a energia de corrente contínua em corrente alternada, que nós consumimos em casa ou no trabalho. A eletricidade produzida pela fazenda solar é transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída para o uso em sua residência, comércio ou indústria. Para a implantação e distribuição é necessário o sistema trifásico na propriedade ou próximo ao local.

Produção x Custo

Um dos pontos que chama atenção neste assunto é a relação custo-benefício. De acordo com o sócio-diretor, Gilberto Milagres da Energi Sol, uma pequena fazenda solar produz aproximadamente 10.000 KWh/mês, gerando uma economia média de R$9.000,00 por mês. “E esse sistema pode ser totalmente financiado de maneira com que o cliente sequer sinta o impacto, porque o valor das prestações do financiamento equivalem ao valor economizado na sua conta de energia elétrica”, argumenta.


Exatamente por isso essa tecnologia tem se tornado cada vez mais atrativa e popular: “Nestes tempos de fragilidade econômica, a fazenda solar pode ser uma excelente opção para a economia de energia, bem como para o investimento. Hoje em dia, as aplicações financeiras bancárias chegam, no máximo, a 0,5% ao mês, ao passo que o investimento em uma usina solar pode gerar um retorno maior que 2% ao mês, podendo, inclusive, ser cotizado”, pontua.


E sabe aquela visão de um campo vasto do qual falamos bem no começo da matéria? Pode apagar da mente se o assunto for uma fazenda solar. Usinas solares podem ser montadas em qualquer terreno ou telhados com mais de 400m², desde que o local tenha grande irradiação solar e inclinação adequada. “A Energi Sol dispõe de tecnologia de ponta e está a sua disposição para mais informações”, acrescenta.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *